02/12/2022
Críticas advindas da Controladoria
Não é uma situação agradável receber críticas, todos nós precisamos tomar alguns cuidados ao criticar os outros departamentos.
É natural que a Controladoria faça críticas constantemente aos departamentos operacionais e comercial, afinal, possui todas as informações oficiais e integradas da empresa, analisando e confrontando dados em tempo integral, com foco em performance e controle de riscos.
O Controller possui o papel de educador, precisa atuar com responsabilidade e fazer as críticas de forma ASSERTIVA e não AGRESSIVA.
Todos temos pontos a desenvolver, e quando há a sinergia e congruência de ideais entre a Controladoria e os departamentos, o impacto nos resultados é notório no médio e longo prazo.
Não podemos confundir a crítica construtiva e profissional, com omissões e negligências, o qual infelizmente as ações de correção precisam ser imediatas e eficazes.
É preciso entender e pensar que a opinião da Controladoria sobre os números e riscos envolvidos, ou até comportamento e atitudes, é uma oportunidade de melhorar, principalmente quando a crítica aponta boas alternativas.
